block

O Agito Brasil está presente em 32 cidades no Brasil. Confira!

Atibaia participa da 4ª Expo Circuito das Frutas - Agito Atibaia

Login
Entrar com sua conta no Agito
  1.  
  2.  
ou recuperar senha

Por que logar? Logado você pode participar de promoções, fazer comentários, compartilhar, recomendar, participar do Agito Live e muito mais.

Não é cadastrado? Cadastre-se!

Login

Para vincular sua conta da rede social você precisar ter o cadastro no Agito!

Mostrar a minha foto do perfil da rede social?
  1. Receber boletins me informando sobre os principais eventos da região.

Atibaia participa da 4ª Expo Circuito das Frutas


Por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia

Nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, Atibaia marcará presença na 4ª edição da Expo Circuito das Frutas que, neste ano, será realizada no município de Valinhos. O evento é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Turismo, do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Circuito das Frutas e da Associação dos Produtores Rurais do Circuito das Frutas.

O evento tem como objetivo apresentar um pouco do Circuito das Frutas para os visitantes procedentes dos principais centros emissores de turistas para a região. Quem visitar a festa terá a oportunidade de conferir as frutas produzidas nos municípios que compõem o circuito, mostras do artesanato local, espaço gastronômico com aulas de cozinha e degustação de pratos elaborados com produtos da região, shows e diversas atrações culturais.

Nas edições anteriores, a Expo Circuito das Frutas era, tradicionalmente, realizada na Capital Paulista, no Parque da Água Branca, e tinha como foco levar ao paulistano a oportunidade de conhecer um pouco do Circuito das Frutas. Frutas, doces, compotas, vinhos, artesanato, gastronomia típica e opções de passeios na região eram expostos, objetivando apresentar aos visitantes as possibilidades de passeios e produtos existentes na região. Em 2011, o público estimado foi de 15 mil pessoas.

Na edição de 2013, a pedido do Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Cláudio Valverde, o evento vem para o interior, com o intuito de fazer com que o paulistano e o turista de outras regiões do Estado visite o Circuito das Frutas.

O evento trará também como novidade o Espaço Gourmet: cada município irá apresentar um prato exclusivo típico, que poderá ser degustado durante a Expo. Além disso, a Expo contará com praça de alimentação, espaço infantil e as já tradicionais exposições e vendas de artesanato, frutas, produtos derivados e vinhos.

Atrações culturais irão complementar a programação, com as mais variadas opções para todos os gostos. Orquestra de viola caipira, atrações infantis, bandas e cantores regionais dividirão o palco com nomes consagrados como o Grupo Demônios da Garoa, que se apresentará na sexta-feira (29), às 20h, e o cantor Renato Teixeira, no domingo (1º), às 19h.

Dentre as atrações, Atibaia estará representada nas apresentações do taikô e da Orquestra de Violeiros. Além disso, serão colocados à disposição dos visitantes vinhos, cachaça, mel, geleia, doces e compotas produzidos em Atibaia.

O Circuito das Frutas, formado oficialmente em 2002, é composto por dez municípios que se destacam pela produção de frutas, vinhos artesanais e pratos gastronômicos. Hoje, o consórcio congrega as cidades de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.

A Expo Circuito das Frutas 2013 acontecerá no Parque Municipal de Feiras e Exposições “Monsenhor Bruno Nardini”, em Valinhos. Nos dias 29 e 30 de novembro (sexta-feira e sábado), o evento será realizado das 10h às 22h. Já no dia 1º de dezembro (domingo), a festa abre às 10h e fecha às 20h.

Mais atrações


Outra novidade da 4ª Expo Circuito das Frutas será as linhas turísticas do Roda SP, que levarão os turistas para conhecer os principais atrativos do Circuito. Para participar, o turista compra um único ingresso, no valor de R$ 10, e utiliza os ônibus para subir e descer nos pontos de parada quantas vezes quiser. Esses pontos são identificados com totens do programa, localizados nos seguintes atrativos:

Indaiatuba: Parque Ecológico e Museu Ferroviário.
Itatiba: Praça da Bandeira, Igreja Matriz e Zôo Parque.
Itupeva: Museu Municipal de Itupeva, Antiga Estação Sorocabana, Engenho Mica Preta e Parada do Quilombo.
Louveira: Igreja de São Sebastião, Fazenda Luiz Gonzaga e Sitio Santa Rita.
Jarinu: Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, Alambique Zanoni e Sítio São Pedro - Alambique Ferrara.
Jundiaí: Jardim Botânico, Museu do Vinho e Adega Brunholi e Adega Beraldo Di Cale.
Morungaba: Sobrado Amalfi, Cervejaria Kremer e Sítio Hirondelle.
Valinhos: Camping Macuco, Chácara Boa Esperança Mário e Casinha do Figo com Chocolate.
Vinhedo: Memorial do Imigrante, Adega Família Ferragut e Sítio Frediani.

Na Expo Circuito das Frutas ainda serão oferecidos passeios rurais em propriedades da região, com a opção de se conhecer a produção e vivenciar o dia a dia do campo, realizando o “colha e pague” e experimentando produtos diferenciados e exclusivos.

As principais frutas produzidas na região são as uvas de mesa, em especial a Niágara, figo, goiaba, pêssegos, ameixas, morango e caqui, e a atividade do turismo rural aproveita-se deste potencial na realização de visitas a sítios produtivos e para as vivências do dia a dia do campo.


www.atibaia.com.br

Comentários
 Não Existem Mensagens

Deixe um Comentário

Para enviar uma mensagem, você precisa estar cadastrado

Faça o . Ainda não é membro? Cadastre-se

As mensagens serão liberadas em alguns instantes, após revisão de nossos editores.