block

O Agito Brasil está presente em 32 cidades no Brasil. Confira!

FESTIVAL DE ESPETÁCULOS DE RUA – POR UMA ARTE TRANSFORMADORA - Agito Atibaia

Login
Entrar com sua conta no Agito
  1.  
  2.  
ou recuperar senha

Por que logar? Logado você pode participar de promoções, fazer comentários, compartilhar, recomendar, participar do Agito Live e muito mais.

Não é cadastrado? Cadastre-se!

Login

Para vincular sua conta da rede social você precisar ter o cadastro no Agito!

Mostrar a minha foto do perfil da rede social?
  1. Receber boletins me informando sobre os principais eventos da região.

FESTIVAL DE ESPETÁCULOS DE RUA – POR UMA ARTE TRANSFORMADORA

Espetáculos protagonizados por jovens artistas


De 08 a 12 de dezembro acontece, pela primeira vez em Atibaia, o Festival de Espetáculos de Rua – por uma arte transformadora”, que faz parte do projeto Entrando em Cena Apresenta, do Instituto Entrando em Cena.  As apresentações gratuitas acontecerão na Praça da Matriz, sempre às 19h, compondo a programação de final de ano da cidade. 

 

O Festival tem como característica apresentar apenas espetáculos protagonizados por jovens que compõe grupos artísticos de instituições socioculturais que utilizam a arte como ferramenta de educação, e têm por objetivo promover transformações pessoais e sociais.  A abertura de cada espetáculo será realizada por apresentações de jovens de instituições socioculturais de Atibaia.

De acordo com Viviane Lessa, diretora do Instituto Entrando em Cena, “a curadoria privilegiou espetáculos que trazem diversas linguagens dentro das artes cênicas, como teatro, circo, dança, e percussão, e que se tornaram referências ao aliar grande qualidade artística com uma tecnologia social inovadora, e são capazes de promover transformações não apenas nestes jovens artistas, mas na sociedade e no público, que deve se emocionar com os resultados.”

O projeto “Entrando em Cena Apresenta” conta com patrocínio da empresa CSN através da Lei Rouanet - Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura - e é realizado pelo Instituto Entrando em Cena junto com a Prefeitura da Estância de Atibaia por meio da Secretaria de Cultura e Eventos.

Confira a programação do “Festival de Espetáculos de Rua – por uma arte transformadora”:

 

08 de Dezembro - segunda

19h - “Circo da Criação” – Primeiro Ato

Inspirado nas histórias dos primórdios da humanidade, que nos foram presenteadas por meio dos livros sagrados, com suas mitologias fantásticas, repletas de efeitos especiais, os jovens do projeto Primeiro Ato apresentam o espetáculo “Circo da Criação”! Sem fazer apologia religiosa, lançando mão apenas de sua criatividade, se deixaram levar pelas histórias do Jardim do Éden, da Arca de Noé, da Torre de Babel, e da Travessia do Mar Vermelho, para através das linguagens do Teatro, do Circo e da Dança Popular Brasileira, encantar o público de Atibaia com sua arte. O projeto Primeiro Ato é um completo programa de formação em Artes Cênicas para jovens, realizado durante o ano de 2014, no Jardim Imperial, pela Prefeitura da Estância de Atibaia e pela Difusão Cultural, em parceria com o Instituto Entrando em Cena

 

 09 de dezembro – terça

18h40 – Abertura com Danças Brasileiras - projeto Linguagens da Dança

19h - “Um show de variedades circenses” - Circo Escola Diadema

O Circo é a fonte de inspiração para os jovens do grupo de aperfeiçoamento técnico do Circo Escola de Diadema que apresentará um show de variedades com números tradicionais circenses, como malabares, contorcionismo, tecido, palhaço e acrobacias de solo trazendo a magia e a nostalgia do circo tradicional com pitadas do circo contemporâneo. O espetáculo faz parte do Projeto do Ponto de Cultura Circo Lando, que vem sendo realizado desde 2010 e já capacitou cerca de 40 jovens. O Circo Escola Diadema é um projeto sociocultural, resultado da parceria entre a Secretaria de Cultura do Município de Diadema e a Associação Tapias Voadores, que atende atualmente cerca de 1800 pessoas, de 3 a 80 anos, através da arte do circo.

 

10 de Dezembro - quarta

18h40 – Abertura com Capoeira Coreográfica – Espaço Crescer

19h - Banda Bate Lata – Fundação Jari

A Banda Bate Lata traz para o público a sonoridade de instrumentos feitos com materiais alternativos. No show, os jovens executam arranjos diversificados sobre um repertório que mescla composições próprias com canções de artistas consagrados e atuais. O público irá conferir um espetáculo inédito que mistura música, sustentabilidade e inclusão social. O Bate Lata é um projeto sociocultural que promove a inclusão de crianças e jovens, de 09 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social. Nas oficinas fomenta as práticas musicais, o trabalho em grupo, o convívio e a inclusão social. Os participantes frequentam aulas de percussão, violão e canto, além de cursos profissionalizantes, oferecidos na Fundação, disponíveis a todos gratuitamente. Os alunos que se destacam nas oficinas, são selecionados para a formação da Banda Bate Lata.

11 de dezembro - quinta

18h40 – Abertura com Danças Brasileiras - projeto Linguagens da Dança

19h - “Uma arriscada trama de picadeiro e asfalto” - Circo Teatro Palombar, Pombas Urbanas

O espetáculo conta a história de Dimbo, um vendedor de pipocas que tinha o sonho de ingressar no circo, até que um dia se depara com uma trupe que o convida a acompanhá-la. A partir daí, ele leva o público em uma narrativa divertida e envolvente, que conta um pouco da história do circo através dos tempos: antiguidade, circo moderno, a chegada do circo no Brasil e o circo contemporâneo, por meio de cenas que mesclam o teatro, acrobacias, pirofagia, malabarismo, aéreos, entre outras técnicas para contar as aventuras da Trupe. A linguagem do espetáculo é a do circo teatro popular brasileiro ou circo de “variedades” que se vale de números tradicionais, reprises de palhaços, teatro, improvisação e música ao vivo para compor a cena. O espetáculo “Uma Arriscada Trama de Picadeiros e Asfalto” é resultado de um processo de formação artística e humana de jovens do bairro de Cidade Tiradentes, em São Paulo, realizado pelo Instituto Pombas Urbanas.

 

12 de dezembro – sexta

18h40 – Abertura com Danças Brasileiras - projeto Linguagens da Dança

19h - Grande show de encerramento com Meninos do Morumbi

O público irá vibrar com este grande espetáculo que apresentará canções de autoria dos próprios jovens, músicas folclóricas do Brasil e da África, do universo pop, dos cultos afro- brasileiros, além de obras de compositores do Brasil e internacionais. O Grupo Artístico “Meninos do Morumbi” é composto por uma companhia de Dança, Coral e Músicos Instrumentistas. A Associação Meninos do Morumbi é um espaço de Educação para Valores, gratuito aos jovens, com programas que envolvem comunidadea, escolas e famílias. A instituição hoje atende cerca de 1500 crianças da cidade de São Paulo e alguns Municípios vizinhos.  Já atendeu aproximadamente 14000 jovens em seus 18 anos existência.

 

 

SERVIÇO

ENTRANDO EM CENA APRESENTA:

“FESTIVAL DE ESPETÁCULOS DE RUA – POR UMA ARTE TRANSFORMADORA”

De 08 a 12 de dezembro, 19h

Praça da Matriz

Grátis

 

Instituto Entrando em Cena

www.entrandoemcena.org.br

www.facebook.com/institutoentrandoemcena

Comentários
 Não Existem Mensagens

Deixe um Comentário

Para enviar uma mensagem, você precisa estar cadastrado

Faça o . Ainda não é membro? Cadastre-se

As mensagens serão liberadas em alguns instantes, após revisão de nossos editores.