block

O Agito Brasil está presente em 32 cidades no Brasil. Confira!

Importante pesquisa da UNICAMP tem uma das etapas realizadas na Festa de Flores - Agito Atibaia

Login
Entrar com sua conta no Agito
  1.  
  2.  
ou recuperar senha

Por que logar? Logado você pode participar de promoções, fazer comentários, compartilhar, recomendar, participar do Agito Live e muito mais.

Não é cadastrado? Cadastre-se!

Login

Para vincular sua conta da rede social você precisar ter o cadastro no Agito!

Mostrar a minha foto do perfil da rede social?
  1. Receber boletins me informando sobre os principais eventos da região.

Importante pesquisa da UNICAMP tem uma das etapas realizadas na Festa de Flores

Importante pesquisa da UNICAMP sobre a saúde do idoso tem uma das etapas realizadas na Festa de Flores e Morangos de Atibaia


Durante os sábados e domingos da Festa de Flores e Morangos de Atibaia, os idosos tem a oportunidade de participar de uma avaliação sobre sua composição corporal, com detalhamento de massa muscular, além da determinação dos níveis de força através de preensão manual, para o diagnóstico da sarcopenia.

A sarcopenia pode ser definida como o declínio de massa muscular e força/função física devido ao envelhecimento. É uma condição que frequentemente resulta em desfechos negativos à saúde dos idosos. Para estabelecer em qual momento da vida do idoso inicia este declínio, a UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, por meio dos pesquisadores das áreas da educação física, fisioterapia e terapia ocupacional, Prof Dr. Marco Carlos Uchida, Ms. Ricardo Carvalho Sampaio e Dra. Priscila Sewo Sampaio e equipe, está coletando dados nas mais diferentes regiões do país para traçar o perfil da população brasileira. A pesquisa que teve início no começo de 2015, já coletou dados nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste e ainda vai viajar o Brasil, para recolher informações de mais de 1.500 pessoas, com perspectiva de conclusão em três anos.

Conforme o orientador da pesquisa, Prof. Dr. Marco Carlos Uchida, existem pesquisas semelhantes em populações estrangeiras, que podem não ser condizentes com a realidade brasileira. “A importância deste estudo é justamente verificar valores de referência para massa muscular e força que sejam representativos de idosos brasileiros, e assim traçar o perfil do nosso idoso, na tentativa de amenizar as consequências da sarcopenia”, ressalta Dr. Uchida.

Parceria com a Festa de Flores e Morangos de Atibaia

Entre os vários pontos de coleta de dados que serão instalados no Brasil, a Festa de Flores e Morangos de Atibaia foi selecionada pelas características do público que participa do evento. Segundo Dr. Uchida, muitos idosos se deslocam dos mais variados pontos do país para participarem da Festa, o que possibilita retratar um perfil de idosos das mais diferentes partes do país, contribuindo com a abrangência da pesquisa.

Quem pode participar?

Nesta etapa da pesquisa, são analisados dados de idosos de ambos os sexos, com 60 anos ou mais. Através de testes físicos e medidas são verificados valores de composição corporal, medidas antropométricas, força e velocidade da caminhada, além de aplicado um questionário de aproximadamente cinco questões com informações sóciodemográficas. São cerca de 15 minutos ao todo para participar da pesquisa, que além de avaliar a condição física do idoso, irá estabelecer o perfil físico da população brasileira acima de 60 anos, com o intuito de contribuir de forma efetiva para novas medidas de intervenção na saúde pública do idoso brasileiro.

Serviço:

Festa de Flores e Morangos de Atibaia

Até 27 de setembro de 2015

Sextas, sábados e domingos

Das 09h até 18h

Parque Municipal Edmundo Zanoni, Av. Horácio Neto, 1030

Cidade: Atibaia, SP

Telefone – 0800-555-979

www.floresemorangos.com.br
Comentários
 Não Existem Mensagens

Deixe um Comentário

Para enviar uma mensagem, você precisa estar cadastrado

Faça o . Ainda não é membro? Cadastre-se

As mensagens serão liberadas em alguns instantes, após revisão de nossos editores.