block

Turismo Rural - Agito Atibaia

Login
Entrar com sua conta no Agito
  1.  
  2.  
ou recuperar senha

Por que logar? Logado você pode participar de promoções, fazer comentários, compartilhar, recomendar, participar do Agito Live e muito mais.

Não é cadastrado? Cadastre-se!

Login

Para vincular sua conta da rede social você precisar ter o cadastro no Agito!

Mostrar a minha foto do perfil da rede social?
  1. Receber boletins me informando sobre os principais eventos da região.

Turismo Rural

Passeios garantem diversão para toda a família


Muitas pessoas não sabem, mas Atibaia oferece roteiros turísticos muito interessantes. Acostumados com o dia a dia e com a correria por conta do trabalho, muitas vezes não paramos para pensar nas opções de lazer próximas e acessíveis. O roteiro rural do bairro da Cachoeira é um exemplo do que podemos fazer aqui mesmo em nossa cidade, proporcionando um dia agradável e divertido para toda a família. Só mesmo fazendo o passeio para sentir e aproveitar todos os momentos.

A jornada começa na estrada da Pedra Grande, no Clube da Charrete, que fica no Rancho Colonial. Com as crianças devidamente colocadas em seus assentos nas charretes, é possível entrar em um novo mundo quando o cavalo dá os primeiros trotes. O sorriso e a sensação de liberdade com o vento que bate no rosto são as principais marcas deste trecho. O destino é o laticínio Serras de Atibaia e o trajeto não poderia ser melhor. Em meio a muitas árvores, o caminho segue por sítios e fazendas, onde dá para avistar lagos, criações de porcos e galinhas e plantações de rosas e chuchu, formando um cenário memorável.

Chegando ao sítio, é hora de aproveitar o maior benefício do passeio: o contato direto com a natureza. A primeira etapa do roteiro, intitulado "Do pasto ao queijo", é subir a bordo de uma "caçamba" puxada por um trator. De carona no veículo rural, passa-se pelo pasto a caminho do local onde se encontravam as vacas, chamado de vacaria. No trajeto, informações do guia apontam para a importância do equilíbrio ecológico, do ciclo da água e da alimentação dos animais (como é feita a divisão do gado no pasto, por exemplo). Na vacaria, chamam a atenção os bezerros recém-nascidos. Os visitantes passam pela ordenha, pela área de vazão – onde as fezes dos animais são transformadas em esterco – e pelo lugar onde os animais são alimentados, sempre com o  acompanhamento e as explicações de um guia especializado. De lá, é possível seguir a pé até a "fábrica de queijo", onde acontecem a pasteurização, coalha e envelhecimento.

De volta pra casa principal do sitio, o cheirinho do almoço dá água na boca. Ao melhor estilo do campo, com uma paisagem estonteante, é essencial saborear o cardápio à base de queijo: lasanha de berinjela, panqueca de ricota, galinha caipira e arroz com queijo frescal como pratos principais e doce de leite com queijo, doce de abóbora e curau como sobremesa.
 
Turismo Rural 
 
Atibaia possui uma  grande variedade de possibilidades em criações de roteiros. O Turismo Rural tem importância relevante para o município pois trata-se de uma atividade estratégica para preservação e a recuperação ambiental do espaço rural e natural. Garante ainda a manutenção das atividades agrícolas tradicionais e, por  consequência, a  manutenção da família rural no campo, formulando um novo conceito de produção com incrementação de receitas para o espaço rural. Para oferecer um serviço de qualidade para os turistas, a Secretaria de Turismo trabalha com a capacitação dos interessados em participar do circuito rural, conforme previsto na lei municipal 360/08.

Segundo uma das assessoras técnicas da Secretaria de Turismo da Prefeitura da Estância de Atibaia, "o papel da secretaria é fomentar e capacitar os empresários, valorizando suas peculiaridades, com o objetivo de preservar a cultura local e a circulação de renda no meio rural, em parceria com outras secretarias como a de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Comunicação, sendo elas essenciais para o desenvolvimento do projeto com excelência".

Atualmente, Atibaia possui dois roteiros rurais, o do Bairro do Portão e o do Bairro da Cachoeira. O primeiro conta com atrativos variados: fazenda histórica e alambique, restaurante rural, confecção de tapetes arraiolos, pequenos animais exóticos,  artesanato e  apiário. O segundo abriga os maiores criadores de cavalos lusitanos do Estado de São Paulo, muitos haras, passeios diferenciados  em  trilhas, cachoeiras e  estradas de terra, pesqueiros e um laticínio. Ainda é possível fazer o caminho em charretes ou a cavalo, passando por belas paisagens. "Acredito que os grandes diferenciais do turismo rural sejam o atendimento familiar, o preço acessível, a vivência com o campo e história de famílias centenárias, aliadas a uma culinária caipira deliciosa e muitos sorrisos", completa a assessora.

Para obter mais informações sobre os roteiros, o turista tem à disposição o Centro de Informações Turísticas, que fica localizado na Av. Lucas Nogueira Garcez, 1430. O telefone é 4411-7577.

Fonte: www.atibaia.sp.gov.br
Comentários
 Não Existem Mensagens

Deixe um Comentário

Para enviar uma mensagem, você precisa estar cadastrado

Faça o . Ainda não é membro? Cadastre-se

As mensagens serão liberadas em alguns instantes, após revisão de nossos editores.